terça-feira, fevereiro 7, 2023
Home Music O fim do PODER.

O fim do PODER.

Quando pensamos em futuro estamos falando em entender as mudanças de mentalidade que ocorrem globalmente. O futuro é feito de pessoas e, obviamente, todas as transformações no mundo originam na mente humana.

Em seu livro o fim do poder, Moisés Naím traz o conceito de que o poder mudou, hoje é muito mais fácil obter-lhe e muito mais difícil de mantê-lo.

E o que o poder tem a ver com o marketing?

Falar de marketing é falar de pessoas. Marketing é satisfazer necessidades humanas. A mente humana move o mundo e precisamos estar mais que atentos a todas essas mudanças de mentalidade globalmente.

Existem vários movimentos trazidos pelos avanços tecnológicos e um deles é justamente a “democratização” do poder, que podemos entender como degradação do poder como conhecemos ou melhor chamá-lo de micropoder.

Mas afinal, o que é o poder?

O conceito que Moisés Naím traz em seu livro é que o poder é, em suas palavras:

“Poder é a capacidade de conseguir que os outros façam ou deixem de fazer algo” – Moisés Naím

Por que o poder está mudando?

Naím traz 3 grandes revoluções que estão trazendo fortes transformações no mundo. Aqui estão elas: MAIS (more), MOBILIDADE (mobility) e MENTALIDADE (mentality).

MAIS refere-se à abundância que temos atualmente. Simplesmente temos mais de tudo agora.

MOBILIDADE traz o fato de que por termos mais também tudo se movimento mais, não há mais barreiras que dificultem o acesso ao mundo e o poder necessita de restrição de movimento e públicos cativos. Somando-se abundância com excesso de mobilidade temos o terceiro fator que é a mudança de mentalidade.

A MENTALIDADE das pessoas está sempre mudando. A cada década temos um planeta totalmente diferente. Com consumidores extremamente críticos e pessoas cada vez mais bem informadas, não há mais espaços para estruturas obsoletas de poder.

As formas de exercer o poder

O poder pode ser exercido através de 4 modos: influência, persuasão, coerção (força) e autoridade.

Os novos micropoderosos: o mundo mudou e quem não se adaptar está fora.

Essa afirmação é forte mas verdadeira. Vemos empresas novas substituindo gigantes tradicionais. Empresas pequenas de tecnologia derrubando grandes players. A internet está transformando profundamente nossa sociedade. O poder dispersa-se e permite que influenciadores digitais batam de frente com políticos poderosos em todo o mundo. As barreiras que protegiam o poder do grandes parecem enfraquecer permitindo fragmentos de poder a todas as pessoas.

O que vemos é o pequenos desafiando os grandes. Não é um poder gigantesco, mas sim o poder de vetar, contrapor, influenciar e interferir em decisões políticas, empresarias tanto locais quanto globais.

A tecnologia deu espaço de novas vozes e está abrindo novas possibilidades de crescimento. Ao compreendermos esses movimentos globais conseguimos criar novos modelos de negócios mais fortes e consistentes alinhados com as tendências de comportamento, geramos mais influência e, dessa forma, aglutinamos mais poder.

Você está alinhado com as novas tendências globais?

Agência Meshhttp://www.marketingdigital.emp.br
Somos uma agência de marketing digital e aceleradora de negócios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

O fim do PODER.

Quando pensamos em futuro estamos falando em entender as mudanças de mentalidade que ocorrem globalmente. O futuro é feito de pessoas...

Dj Dark – Chill Vibes

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Leona Lewis – Bleeding Love (Dj Dark & Adrian Funk Remix)

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Silicon Valley Guru Affected by the Fulminant Slashed Investments

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Recent Comments